RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: VERA CRUZ / RIO GRANDE DO SUL (5.469 / 5.570)

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

VERA CRUZ / RIO GRANDE DO SUL (5.469 / 5.570)




Túnel Verde, Caixa D'água, Monumento aos Imigrantes, Casa de Cultura, Centro Cultural e Cascata são seus pontos turísticos mais relevantes 



Túnel Verde 
Beleza natural Fonte: Lucimara Silva 
Os túneis verdes das entradas de Vera Cruz, seja pela rua Ernesto Wild, seja pela RS-409, no bairro Bom Jesus, chamam atenção. As tipuanas plantadas nas entradas ainda possuem em seus galhos orquídeas que fazem da entrada do município mais florido. O Túnel Verde pela entrada da rua Ernesto Wild, ainda dispõe de um espaço especial para a realização de caminhadas, o qual chamamos de Caminhodromo. 

Caixa d´Água 
Onde: Localizado no entroncamento da Avenida Nestor Frederico Henn e Ernesto Wild 
Ao lado do prédio da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o principal ponto de referência do município. O reservatório de água foi construído e inaugurado dia 24 de maio de 1953, possui capacidade para 50 mil litros de água. 


Casa de Cultura 
Local: Thomas Gonzaga, 1167, esquina com a Carlos Wild. 
Contato: (51) 3718-1826 
Construída em 1912, foi à residência da família Ernesto Augusto Wild Ferraz e por volta do ano de 1932 foi adquirida pelo casal Roberto Antonio e Olga Cecília Wild Pickbrenner (ela filha do casal Wild Ferraz), constitui-se como importante centro de valorização da arquitetura tradicional alemã e arquitetura moderna, pois o imóvel guarda em si nuances que variam do tradicional ao moderno, sendo, portanto, um prédio em estilo eclético. 

A lareira construída em 1938, para proteger a família do frio, representa o rústico alemão, informando que a família Wild Ferraz tinha vínculos estreitos com o passado germânico e com as tradicionais vertentes da cultura europeia. Ao mesmo tempo, traços como a construção que margeia a residência demarca uma nova vertente, dessa vez a moderna arquitetura. 
Centro Cultural 
Local: Rua Jacob Schneider, nº 111 
É a integração de diversos espaços culturais do município. Você encontrará a Biblioteca Pública Municipal, Biblioteca Virtual, Sala de Cinema, sala das oficinas de artes, instrumentos musicais, canto, teatro e o auditório, espaços que estão a disposição da comunidade local e visitantes. 
Cascata Cantinho Colonial 
Local: Linha Dona Josefa. 
Contato: (51) 3718-3070; (51) 99866-9950 
Localizada há cerca de 5 Km do Centro de Vera Cruz, a área de lazer se destaca pelas belezas naturais. É banhada pelo Arroio Andréas, que possui em seu leito uma linda cascata com piscinas naturais. A área de camping é equipada com churrasqueiras, campo de futebol, cabana para festas e eventos, lancheria e restaurante. Refeições e café colonial são preparados mediante reserva. 
Conheça um pouco mais de Vera Cruz, Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal


Vista parcial
Vista parcial
Centro da cidade
Centro da cidade
 Pórtico da empresa Kkopp




Farmácia Municipal

Monumento à imigração Alemã



Dados gerais da cidade de Vera Cruz, Rio Grande do Sul
Código do Município - 4322707 
Gentílico - vera-cruzense 
Prefeito (2017) GUIDO HOFFT 
População estimada [2018] 26.618 pessoas 
População no último censo [2010] 23.983 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 77,46 hab/km² 


Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 2,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 5.123 pessoas 
População ocupada [2016] 19,8 % 
Posição geográfica da cidade de Vera Cruz no estado do Rio Grande do Sul
História da cidade de Vera Cruz, Rio Grande do Sul
Vera Cruz Rio Grande do Sul - RS 
Histórico 
A colonização de Vera Cruz - então Linha Dona Josefa – teve início em 1850, quando chegou o primeiro imigrante. Em 1858, já estavam delimitadas 100 colônias; na mesma época foi aberto caminho para comunicação com a colônia alemã de Santa Cruz, permitindo vasão aos produtos coloniais. 


A primeira capela, erigida em 1860, caracterizou o surgimento do povoado. Entretanto, como a maior concentração populacional se achava em Linha Teresa, bem próxima a Linha Josefa, em 1866 foi demarcada nova povoação, cujo desenvolvimento ensejou sua elevação a freguesia, em 1889. 
Gentílico: vera-cruzense
Esta eh a bandeira da cidade de Vera Cruz no Rio Grande do Sul
Este eh o brasão da cidade de Vera Cruz, Rio Grande do Sul

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Prefeitura de Vera Cruz, RS / Thymonthy Becker / mapio.net 




Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo