A Rota do Chimarrão te leva por toda a produção e comércio de Erva Mate e as igrejas centenárias
Turismo
A dez quilômetros da cidade localiza-se a Cascata Chuveirão, cena do filme A Paixão de Jacobina, com local para camping e de propriedade de um morador local. No distrito de Vila Deodoro, há o Mirante Lauro Erdmann, e uma figueira de aproximadamente 300 anos e que ocupa uma área de 500m2 que atrai alguns visitantes.
Vista aérea da cidade
Pórtico de chegada / saída
Praça da Matriz
Cidade Industrial
Rua da cidade
Vista parcial
Praça de pedágio
Praça da Matriz
Museu Municipal
Praça central
Bem vindo
Igreja centenária de São Miguel
Vista aérea da cidade
Prefeitura Municipal
Pórtico Maçônico
Hotel Terra de Chimarrão
Hotel Guest
Dados gerais da cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul
Código do Município - 4322608
Gentílico - venâncio-airense
Prefeito (2017) GIOVANE WICKERT
População estimada [2018] 71.117 pessoas
População no último censo [2010] 65.946 pessoas
Densidade demográfica [2010] 85,29 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 2,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2016] 18.308 pessoas
População ocupada [2016] 26,1 %
Posição geográfica da cidade de Venâncio Aires no estado do Rio Grande do Sul
História da cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul
Venâncio Aires
Rio Grande do Sul
História
Na época do descobrimento do Brasil, o território onde hoje é o município de Venâncio Aires era habitado por índios, que costumavam se localizar nos vales dos rios e arroios. No século XVIII, as autoridades portuguesas estimularam o povoamento do solo do Rio Grande do Sul, concedendo sesmarias aos colonizadores.
Os primeiros ocupantes da região foram luso-brasileiros e seus escravos e agregados, que desenvolviam atividades como a pecuária extensiva, o extrativismo de madeira e erva-mate e o plantio para consumo próprio. Eles se localizaram nos vales do Rio Taquari e seus afluentes, arroios Sampaio, Castelhano e Taquari-Mirim.
A partir de 1853, alguns donos de sesmarias passaram a lotear as terras, transformando-as em colônias exploradas por imigrantes e descendentes de alemães. Estabelecidos preferencialmente no vale do arroio Sampaio, eles se dedicavam à agricultura e foram responsáveis pela criação de sociedades que existem ainda hoje como espaço de integração, entretenimento, cultura e lazer nas colônias.
Os italianos, embora menos numerosos que os portugueses e alemães, também se fixaram no município. De 1809 até a emancipação, a área onde está o município pertenceu a Rio Pardo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara.
Inicialmente conhecida como Faxinal dos Tamancos, depois Faxinal dos Fagundes e Freguesia de São Sebastião Mártir, a localidade foi elevada à categoria de vila em 30 de abril de 1891, já com o nome de Venâncio Aires. O nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul.
Esta eh a bandeira da cidade de Venâncio Aires, RS
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Prefeitura de Venâncio Aires, RS / Thymonthy Becker / Wikipédia /
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo