RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: NOVA PETRÓPOLIS / RIO GRANDE DO SUL (3.362 / 5.570)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

NOVA PETRÓPOLIS / RIO GRANDE DO SUL (3.362 / 5.570)




Os cafés coloniais e os restaurantes típicos alemães brilham em um cenário que oferece espaço também para a gastronomia italiana
Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica.


A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra. (Prefeitura Municipal)
Avenida 15 de Novembro (Foto: Wikipédia)
O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes motiva diversos eventos. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, o Festimalha, o Festival Sabores da Colônia, o Festival Internacional de Folclore, o Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha são destaque na programação anual do Município. (Prefeitura Municipal) 
Artesanato da cidade de Nova Petrópolis, RS (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis encanta por seus jardins, sua cultura ricamente preservada, pela hospitalidade de seu povo e pela sua gastronomia farta. Tipicamente germânica, a culinária da cidade reserva delícias ao paladar dos visitantes, com iguarias alemãs como o Bratwurst (salsichão branco), Nürnberger (linguiça típica), Schüblig (salsichão), Sauerkraut (chucrute), Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré defumado) e a Apfelstrudel (torta de maçã).



Os cafés coloniais e os restaurantes típicos alemães brilham em um cenário que oferece espaço também para a gastronomia italiana, pizzas artesanais e encantadores cafés e confeitarias em mais de 3.500 lugares em 40 estabelecimentos gastronômicos. (Prefeitura Municipal) 
Centro Comercial de Nova Petrópolis, RS (Foto: Wikipédia)
Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.


Nova Petrópolis detém o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias. (Prefeitura Municipal) 
Por: Kassandra Bertóglio Dorneles 
Gastronomia de Nova Petrópolis, RS (Foto: Prefeitura Municipal)
PRAÇA DAS FLORES 
A Praça das Flores, assim como é conhecida, está localizada no centro de Nova Petrópolis. Seu nome original é Praça da República. 
A praça recebe os cuidados do município que proporcionam flores de diversas espécies, agraciando a cidade e recepcionando com alegria seus visitantes.

A praça abriga também o Labirinto Verde, um local constituído de ciprestes formando paredes do labirinto. 
A visitação é gratuita e aberta ao público. 
Endereço: Av.15 de Novembro, Centro, junto a Praça das Flores, Nova Petrópolis/RS (Guia turístico de Gramado e Canela) 
Praça das Flores (Foto: Gramado e Canela)
Praça das Flores (Foto: Wikipédia)
ALDEIA DO IMIGRANTE 
História do Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis, um recanto que evidencia a cultura germânico na Serra Gaúcha. 
A imigração dos alemães para o sul do pais, ocorreu aproximadamente em 1822. Mas a história do Parque só começou em 1974. Ano de muita 
comemoração, pois completava 152 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.



Ao entrar no Parque Aldeia do Imigrante uma Aldeia Bávara, com o Pórtico de Entrada, dando as boas vindas aos visitantes, lojas de malhas, lojas de artesanatos e produtos coloniais, salão de baile para apresentações folclóricas. Uma verdadeira aldeia alemã no Brasil. (Guia Turístico de Gramado e Canela) 
Lago na Aldeia do Imigrante (Foto: Wikipédia)
CÂMARA DOS VEREADORES 
Os primeiros representantes dos Poderes Legislativos e Executivos de Nova Petrópolis foram eleitos em 20 de fevereiro de 1955 e no dia 28 tomaram posse de seus cargos quando a cidade ainda não tinha sede própria.



A primeira Assembléia Geral Ordinária do município ocorreu em 3 de março de 1955 na casa do vice-prefeito, Osvaldo Spier. 
Poder Público Municipal cedeu um prédio na Rua Tiradentes, 256, no centro da cidade onde atualmente são realizadas as reuniões. As reuniões ocorrem as quintas-feiras às 19:00 e é aberta ao público. (Guia Turístico de Gramado e Canela) 
IGREJA LUTERANA EVANGÉLICA 
A história da Igreja Luterana iniciou com fundação da cidade por imigrantes alemães. O templo caracteriza-se pelo estilo gótico típico da Europa, apresentando paredes mais leves e finas, com edificação verticalista. Funciona em anexo o ginásio de esportes para eventos e entretenimento. 
Fone: (54) 3281-1175 / 3281-1887 
Endereço: Rua Sete de Setembro, 110 - Centro - Nova Petrópolis/RS (Guia Turístico Gramado e Canela) 
PARQUE DO PANELÃO 
O Parque do Panelão tem formação rochosa com quedas d’água formando um lago com saída subterrânea. É uma grande queda d’água e poderá apreciar de vários anglos. (Guia Turístico Gramado e Canela) 
LABIRINTO VERDE 
O Labirinto Verde fica dentro da Praça das Flores (Praça da República) e está localizada no centro de Nova Petrópolis, cidade típica alemã da Serra Gaúcha.



É um desafio achar o centro do labirinto, e quando chega, há uma espécie de pódio feita de cimento para você registrar o momento. A saída é outro desafio. É uma diversão para todas as idades. O Labirinto faz a diversão das crianças, que se perdem entre os ciprestes com 2 metros de altura, cortados como cerca viva, e plantados em círculos. 
Na praça, ainda há um belo jardim e uma lojinha de souvenir com artigos do artesanato local. (Guia Turístico Gramado e Canela / Foto: Wikipédia) 
NINHO DAS ÁGUIAS 
O ponto de encontro para os pára-quedistas na serra gaúcha, é o Ninho das Águias em Nova Petrópolis. Um mirante a 590 metros de altura, com rampa para vôo livre e uma vista panorâmica espetacular. 
Na época dos ventos freqüentes, no mês de março à novembro, acontecem campeonatos de vôos de paraglider e asa delta, com direito a classificação e premiações.



Se você ainda não teve coragem de saltar de asa delta, você poderá sentar no mirante do Ninho das Águias, degustar um chimarrão, admirar a vista e assistir ao show dos pára-quedistas, que deixam o céu ainda mais colorido. (Guia Turístico Gramado e canela) 


RUA COBERTA NOVA PETRÓPOLIS 
Rua Coberta de Nova Petrópolis, foi recém inaugurada. Foram realizadas algumas obras para deixa – lá mais aconchegante. Através dessa obra foi realizado a integração com a linda Praça das Flores e com o Labirinto Verde. Assim os visitantes poderão admirar a beleza exuberante do centro de Nova Petrópolis. 
Em frente a Praça das Flores, a Rua Coberta de Nova Petrópolis possui 12 metros de largura, 66 metros de extensão e 8,23 metros de altura, totalmente coberta. (Guia Turístico Gramado e Canela) 
MOINHO RASCHE 
Moinho Rasche é Patrimônio Histórico 
O Moinho Rasche de Nova Petrópolis, foi construído em 1953. Possui dois pavimentos, e um subsolo. As paredes do subsolo de 50 centímetros de espessura em alvenaria de tijolos, foram construídas para sustentação do prédio, e para evitar a umidade, para não danificar as peças de madeiras. 



O prédio é dividido em dois pavimentos: um para estocagem de farinha e materiais, e o outro para a produção de farinha. No subsolo era gerado a energia que movimentava todos os equipamentos. 
O Moinho pertenceu a família Rasche, descendentes de alemães. Eles trabalhavam com moedura de cereais, especialmente o trigo, que era produzidos cerca de 4.000 quilos de farinha por dia, uma quantia muito grande para época. (Guia Turístico Gramado e Canela) 

SOCIEDADE TIRO AO ALVO 
A Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo disponibiliza para a cidade locação de seu salão para diversos tipos de eventos como congressos, cursos, palestras, festas em geral, além de ser palco para o Festival de Folclore da cidade.



A infra-estrutura conta com cozinha e bar para a comercialização de bebidas nos dias de eventos, além de área de lazer para sócios e seus dependentes. Para o lazer dispõe de piscina, quadra de areia e tênis. 
Endereço: Av. Duque de Caxias, 136 - Centro, Nova Petrópolis/RS (Guia Turístico Gramado e Canela)
Casa de Pedra (Foto: Prefeitura Municipal)
Pórtico de chegada (Foto: Prefeitura Municipal)
Entorno de Nova Petrópolis, RS (Foto: Prefeitura Municipal)
Entorno da cidade de Nova Petrópolis, RS (Foto: Prefeitura Municipal)
Praça das Flores (Foto: Portal Gramado e Canela)
Monumento (Foto: Wikipédia)
Monumento (Foto: Wikipédia)
Museu da família Hillebrand (Foto: Prefeitura Municipal)
Vista parcial da cidade (Foto: Portal Gramado e Canela)



Rua da cidade (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Wikipédia)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)


Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Torre em Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
Torre em Nova Petrópolis, RS  (Foto: Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS, RIO GRANDE DO SUL
Código do Município - 4313201 
Gentílico - nova-petropolitano 
Prefeito 2017 / REGIS LUIZ HAHN 
População estimada [2017] - 20.675 pessoas 
População no último censo [2010] - 19.045 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 65,38 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 8.945 pessoas 
População ocupada [2015] - 43,8 % 
Área da unidade territorial [2016] - 291,3 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 86,8 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 47,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 29,9 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
HISTÓRICO DA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS, RIO GRANDE DO SUL
História 
Com a “Paz de Ponche Verde”, firmada em 1845, cessaram as hostilidades em toda a província Gaúcha, marcando o término das lutas da “Revolução Farroupilha”. Imediatamente foram retomados os grandes projetos de Imigração e Colonização do Império, interrompidos por dez anos no Rio Grande do Sul. A nova legislação permitiu as Províncias e até a iniciativa particular investir no setor. Assim o Rio Grande responsabilizou-se por oito Colônias Provinciais entre elas: Nova Petrópolis, fundada em 7 de setembro de 1858.



A nova Colônia abrangia um vasto território que excedia dos limites dos rios Caí e Cadeia, avançando até os limites presumíveis das primeiras Estâncias dos Campos de Cima da Serra. O nome do projeto foi em homenagem a Sua Majestade D. Pedro II (Nova Petrópolis = nova cidade de Pedro), mas também analogia a Real cidade de Petrópolis do Rio de Janeiro, local de férias da Família Imperial da Corte. 
Coube ao Agrimensor Argentino Dom José Maria Vidal o encargo de explorar e medir as terras da colônia da qual foi 1º Diretor. Os lotes de aproximadamente 50 hectares estendiam-se ao longo das Linhas e Picadas dispostos de tal forma a permitirem a implantação de núcleos Coloniais em cada 10 Km como apoio às Colônias isoladas.



Os imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis desde 1858, eram na maior parte oriundos dos estados alemães: Pomeranos, Saxões, Renanos e Boêmios do Império Austro-Húngaro. Além destes, alguns franceses das regiões limítrofes franco-germânicos, holandeses, belgas, poloneses, russos até irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Sucessão. 
Estes imigrantes, apesar de sua heterogeneidade conseguiram iniciar um processo cultural específico da região, com a interação dos elementos culturais importados e os encontrados na região, vindos dos tropeiros que desciam dos Campos de Cima da Serra com suas manadas, rumo aos mercados urbanos.



A falta de escolas obrigou os imigrantes a criar sua estrutura educacional própria, onde o ensino era ministrado por pessoas escolhidas pelos próprios colonos e em língua alemã. As mesmas estruturas surgiram na organização religiosa, sociedades, etc. adotando uma sistemática em tudo semelhante ao que haviam deixado na velha Pátria. 
No final do século XIX, com a Revolução Federalista que ensaguentou o Rio Grande do Sul, toda a região colonial foi vítima de bandos que se intitulavam revolucionários. Os desmandos nas colônias foram tantos que os colonos decidiram tomar as rédeas da segurança pública nas próprias mãos. Pois a única autoridade policial existente era a figurativa, o Sub-intendente, um cargo honorário. O Coronel da Guarda Nacional Alfredo Steglich reuniu os homens válidos da colônia criando uma força paramilitar de atiradores, nos moldes dos Schützen na Alemanha.



Uma vez treinados os colonos ofereceram tenaz resistência às investidas dos bandoleiros que acabaram vencidos após algumas refugas sangrentas. 
Na década de 1930, os efeitos da política nacional e internacional também se fizeram sentir em Nova Petrópolis: a política de “nacionalização” da Ditadura de Vargas atingiu profundamente as estruturas sócio-culturais de toda a região: desde as Igrejas, as Sociedades e principalmente as escolas que eram comunitárias e o ensino ministrado na língua alemã.


Com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial em 1942, criou-se um ambiente de perseguição política e repressão brutal que resultaram na decadência de toda a região. 
Com a redemocratização do Brasil, iniciou-se um processo de reconstrução e correção de rumos, culminando com a Emancipação Política em dezembro de 1954 e implantação do Município em 1955. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS, RS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE NOVA PETRÓPOLIS, RS

Fonte dos textos e fotos: Gramadocanela.com.br / IBGE / Governo de Nova Petrópolis, RS / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 





VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE 








DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo