RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: SÃO LEOPOLDO / RIO GRANDE DO SUL (4.803 / 5.570)

domingo, 5 de janeiro de 2020

SÃO LEOPOLDO / RIO GRANDE DO SUL (4.803 / 5.570)




Uma das cidades mais desenvolvidas do estado. Há uma forma carinhosa de se referir aos moradores da cidade: (capilé). 
POR QUE SÃO LEOPOLDO?
O primeiro grande impulso no desenvolvimento de São Leopoldo foi dado no início do século XIX com a chegada dos primeiros imigrantes alemães.



Somando-se aos descendentes de portugueses e negros que tocavam as fazendas, que até então pontuavam na economia local, os imigrantes superaram barreiras culturais, logísticas e da falta de recursos, transformando a região num expressivo cenário produtivo e comercial.
O desenvolvimento conquistado ganhou reconhecimento estadual e nacional, justificando a segunda ferrovia e a segunda rodovia pavimentada do país, ligando o município à capital do Estado. A partir desta história de superação e conquistas, São Leopoldo recebeu, recentemente, o título de município Berço da Colonização Alemã no Brasil.
Atualmente, este mix étnico é bem diversificado e propicia perfeita convivência religiosa e cultural, com grande efeito sinérgico sobre os empreendimentos locais.
O resultado de estudos técnicos de consultoria contratados por empresas de elevado padrão de exigência tem apontado São Leopoldo entre as melhores localizações do país para instalação de empreendimentos no Brasil e no Cone Sul.
O EXEMPLO MAIOR E MAIS RECENTE ESTÁ NO METICULOSO E ALTAMENTE TÉCNICO ESTUDO CONTRATADO PELA SAP, A SEGUNDA MAIOR EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUNDO.
Entre dezenas de municípios do país, São Leopoldo levou a maior pontuação do estudo técnico, determinando a localização da nona unidade de desenvolvimento de softwares da SAP no mundo e a primeira das três Américas.
foto - ?
BEM VINDO A SÃO LEOPOLDO, RS . TERRA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Há uma forma carinhosa de se referir aos moradores da cidade: "capilé". O termo originalmente era usado de forma pejorativa por moradores da cidade vizinha de Novo Hamburgo, ainda na época anterior à emancipação (Novo Hamburgo e São Leopoldo mantêm uma rivalidade histórica, que data da época em que as duas áreas urbanas pertenciam a um só município, com sede em são Leopoldo).



O termo "capilé" servia para designar um xarope ou refresco, e São Leopoldo sediava uma das primeiras fábricas gaúchas deste refrigerante, motivando a associação com o nome. Hoje, alguns Leopoldenses abraçaram a palavra capilé e a rivalidade com Novo Hamburgo é apenas folclórica.
imagem - Sérgio R. Matte
AGÊNCIA DOS CORREIOS TELÉGRAFOS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO, RS
HABITADA POR ÍNDIOS CARIJÓS E POR AÇORIANOS, ERA UM VILAREJO CONHECIDO COMO FEITORIA DO LINHO-CÂNHAMO QUANDO CHEGARAM OS PRIMEIROS 39 IMIGRANTES ALEMÃES À REGIÃO, EM 25 DE JULHO DE 1824
SÃO LEOPOLDO, EH UM NOME ESCOLHIDO EM HOMENAGEM À IMPERATRIZ LEOPOLDINA.
AVENIDA IMPERATRIZ
imagem - Sidinei Pires
AVENIDA JOÃO PEREIRA DE VARGAS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
AVENIDA DOM JOÃO BECKER EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
CAPELA DO DIVINO CORAÇÃO DE JESUS. FICA DENTRO DO COLÉGIO SÃO JOSÉ. EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
CASA DE FERRAGENS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Ferragem Nossa casa
Hoje a cidade está entre as 10 mais desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul possuindo um parque industrial bem diversificado e globalizado onde podemos encontrar empresas multinacionais como a Ensinger, a Gedore, Stihl, entre as marcas alemãs, mas ainda têm outras.
A cidade de São Leopoldo RS também é considerada universitária onde encontramos a Universidade do Vale do Rio dos Sinos muito conhecida e respeitada no estado.


Também na cidade encontramos museus, teatros e outras atrações, e para quem pretende visitar a cidade nas férias de meio de ano, em julho celebra-se a festa da migração alemã quando também se comemora o aniversário da cidade sempre com grandes atrações.
foto - ?
Apesar de algumas pessoas acharem que a cidade não ofereça pontos turísticos, ela em si já oferece grandes atrações com algumas construções muito antigas que foram construídas logo no começo de sua história pelos imigrantes alemães, entre elas o prédio que abriga a Câmara de Vereadores da cidade onde também encontramos a Praça dos Imigrantes onde existe um monumento ao Centenário da Imigração Alemã construído em 1924.



Também em se tratando de pontos turísticos em São Leopoldo RS podemos citar o Museu do Trem que atrai muitos visitantes. Este museu está na Estação Ferroviária da cidade que foi a primeira construída no estado gaúcho isso ainda em 1871. Esse museu foi tombado como Patrimônio Histórico em 1990.
OLHE QUE BELOS CASARÕES EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
Então se você ainda não conhece essa cidade colonizada por alemães, faça seus planos e aproveite para visitar São Leopoldo RS com seus muitos atrativos nas suas próximas férias, e sinta-se em casa, pois essa cidade hospitaleira tem muito de bom para oferecer a todos que a visitam.
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
CINE TEATRO INDEPENDÊNCIA EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
COLÉGIO CRISTO REI EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
COLÉGIO SÃO JOSÉ
imagem - Sérgio R. Matte
ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Sérgio R. Matte
UM FLAMBOYANT NA PRIMAVERA
imagem - Júnior Schmitz
MORRO DAS CABRAS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sidinei Pires



ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. HOJE, MUSEU DO TREM EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - ?
imagem - Ricardo Fuchs
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
SANTUÁRIO PADRE JOÃO BATISTA RÉUS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
ENTRADA DO SANTUÁRIO
imagem - Sérgio R. Matte
SANTUÁRIO DE OUTRO ÂNGULO
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO (CÂMARA MUNICIPAL) DA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - PMSL
SEMINÁRIO JESUÍTA EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte



RUA SÃO FRANCISCO EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
RIO DOS SINOS EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
O RELÓGIO DA TORRE EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
SEDE DO PODER EXECUTIVO (GOVERNO MUNICIPAL) DA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sérgio R. Matte
DE OUTRO ÂNGULO
imagem - Sérgio R. Matte
POLIESPORTIVO DE SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sidinei Pires
PARQUE IMPERATRIZ LEOPOLDINA EM SÃO LEOPOLDO, RS
imagem - Sidinei Pires
População estimada 2016 (1) - 229.678
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 102,738
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.083,82
Código do Município 4318705
Gentílico - leopoldense
Gentílico: leopoldense
HISTÓRICO
Fundada em 1824, a cidade é o berço da colonização alemã no Brasil.
Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/7/1824. Logo depois, foram enviados para a desativada Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo, que não dera resultados. Essa feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos.
Em 25/7/1824, esses 39 imigrantes, sendo 33 evangélicos e seis católicos, chegaram ao seu destino. Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais.


O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo, que se estendia por mais de mil km², abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara (hoje) até o Porto de Guimarães, no rio do Caí (hoje, São Sebastião do Caí).
Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando progresso através da dedicação ao trabalho, o que possibilitou que a colônia Alemã se emancipasse de Porto Alegre.
BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO, RIO GRANDE DO SUL
BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO, RIO GRANDE DO SUL

VALEU PELA VISITA
fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Prefeitura Municipal de São Leopoldo, RS / Thymonthy Becker / IBGE /




VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo