RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: DOM FELICIANO / RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL (1.597 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.487 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 11 de julho de 2021

DOM FELICIANO / RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL (1.597 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.487 PESSOAS (IBGE 2020)



Com turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes Náuticos e de Aventuras, Lazer, Cultura, Esportes, Festas Populares, Regionais e Religiosas.


MONUMENTO DO IMIGRANTE
Monumento em homenagem ao centenário da imigração polonesa no município de Dom Feliciano (1891 -1991) possui dentro do monumento uma capsula de metal com cartas fotos e objetos da época em que foi feita e que será aberta no bicentenário da imigração (2091). Foi feita com recursos do sindicato dos trabalhadores rurais que tinha como presidente na época Marcelino Mietlicki,e como idealizador do projeto Roberto Scislewski.

MUNUMENTO EM ALUSÃO AOS 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
Monumento em alusão aos 50 anos de emancipação politica e administrativa do município de Dom Feliciano(1963 – 2013), contem dentro uma capsula de metal com cartas fotos e objetos que será aberta no centenário de Dom Feliciano (2063).
MEMORIAL FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ
Mausoléu que abriga os restos mortais de Francisco Valdomiro Lorenz. Idealizado pelos netos netos Sinval e Vladimir Lorenz e Luciana T Novinski (Diretora de Cultura na época). Inaugurado dia 04 de novembro de 2012 em Dom Feliciano, um sábio que escolheu Dom Feliciano como seu lar. Nasceu na República Tcheca e era considerado um fenômeno linguístico, pois dominava 104 idiomas, e aos 17 anos ele publicou seu primeiro livro em Esperanto, teve mais de 70 obras publicadas. Aqui era professor, agricultor e Médico Homeopata, escreveu para auxiliar os poloneses O Dicionário e uma Gramática Polonês - Português, era filósofo, astrônomo, astrólogo, médium e esperantista.

CASA DA CULTURA DO IMIGRANTE
Inaugurada em 28/09/1993 abriga o Museu Municipal, a Biblioteca Francisco Valdomiro Lorenz e o Departamento de Cultura; tem como objetivo principal organizar apoiar e incentivar todo e qualquer evento, exposições artísticas e culturais no município de Dom Feliciano.















































Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Pública de Dom Feliciano, RS / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Charlie Styforlamber St Cloud

VIAGENS MAIS CURTIDAS ESSA SEMANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo