RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: VACARIA / RIO GRANDE DO SUL (5.414 / 5.570)

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

VACARIA / RIO GRANDE DO SUL (5.414 / 5.570)





Vacaria é sede da histórica Fazenda do Socorro e da Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira.



Além das atrações naturais representadas pelos cenários como o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras, Vacaria possui outros atrativos culturais, como o Museu Municipal, o Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo, obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Vacaria é conhecida como a Porteira do Rio Grande do Sul, o Rio Pelotas faz a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o lugar impressiona pelo verde e pelas características que apresenta. Vacaria é responsável por 22% da colheita nacional de maçãs. É a maior produtora da fruta no estado e a segunda no país, sendo sua principal fonte econômica.



Centro Cultural Marcos Palombini (Casa do Povo)
O espaço, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído em 1988, passando por uma revitalização em 2010. Após sua reinauguração, em 2012, passou a ser utilizada pela população de Vacaria, podendo ser alugado para a realização de eventos em geral. Possui um auditório com palco centralizado para apresentações artísticas diversas, como eventos musicais e teatrais.
Endereço: Rua Borges de Medeiros, 1987 – Bairro Glória
Telefone: (54) 9.8109.8325
Expediente: De segunda a sexta-feira
Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h



Mercado Público Municipal – Feira Livre
O Mercado Público Municipal de Vacaria é um espaço privilegiado, referência no estado do Rio Grande do Sul em arquitetura e estrutura. A feira livre, que acontece todos os sábados, tem muita tradição e um público cativo. São comercializados diversos produtos agrícolas e artesanais, por produtores e artesãos do município de Vacaria e região, além do tradicional pastel da feira, que faz parte do café da manhã de muitos frequentadores. 



Endereço: Rua Sergipe, 135 – Bairro Pinheiros
Telefone: (54) 3231-6523
Expediente: De segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h
Feiras aos sábados, das 6h às 11h



Associação dos Artesãos de Vacaria
Localizada junto ao Mercado Público Municipal, a Associação dos Artesãos de Vacaria constitui-se de um espaço destinado ao artesanato, onde os artesãos podem comercializar seus produtos.
Endereço: Rua Sergipe, 135 – Bairro Pinheiros
Telefone: (54) 3231-5333
Expediente: De segunda a sexta-feira
Das 14h às 17h



Catedral Nossa Senhora da Oliveira
A Catedral Nossa Senhora da Oliveira, projetada em 1912 por Jean-Louis Bernaz (Frei Efrem de Bellevaux), apresenta a curiosidade de ter sido executada em alvenaria de pedra basalto, também chamada de pedra moura. Foi construída e caracterizada de modo semelhante à Catedral de Notre Dame, de Paris. Internamente, também de grande beleza, apresenta colunas cilíndricas, encimadas por artísticos capitéis, suntuosa abóbada, decorada com medalhões que simbolizam as ladainhas de Nossa Senhora. 
A igreja abriga a pequena imagem de madeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Oliveira (estilo português) encontrada por um camponês por volta de 1750. A imagem que se encontra no altar-mor é de origem judia. Possui três sinos em bronze na torre e, no mezanino, um piano harmônico.
Endereço: Rua Borges de Medeiros (em frente à Praça Daltro Filho)
Telefone: (54) 3231-1375
Expediente: Diariamente
Das 8h às 11h30 e das 14h às 19h
Das 10h às 13h, das 14h às 17h e das 18h às 21h



A Cuia e a Chaleira, e A Porteira do Rio Grande
O monumento A Porteira do Rio Grande, que simboliza toda a hospitalidade do povo gaúcho e vacariense, foi construído para fazer companhia ao famoso monumento A Cuia e a Chaleira. O local é um dos atrativos turísticos mais fotografados em toda a região e estado do Rio Grande do Sul.
Endereço: BR 116, junto à ponte do rio Pelotas (divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina)
Portal do Rio Grande
A partir de um espaço existente em ruínas, de um antigo portal, a Prefeitura de Vacaria revitalizou o local, cuja visitação é permanente e intensa. A obra mudou o perfil da entrada do município, bem como representa um marco importante à entrada nordeste do estado do Rio Grande do Sul.
Endereço: BR116, saída para Lages/SC
Monumento ao Ginete
Obra concebida para homenagear a maior festa tradicionalista do Sul do Brasil, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
Endereço: BR 116, trevo com a BR 285
Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz
Também chamado de Parque dos Rodeios, o espaço é palco do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, maior evento tradicionalista da América Latina e parte da história do Rio Grande do Sul e da própria história do gaúcho e do tropeiro. Gineteadas, torneios de laço, concursos artísticos e culturais, fandangos, shows nacionais e internacionais. Um mundo a parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza. 
Endereço: Rua Antônio Ribeiro Branco, esquina com Lalau Ferreira
Fazenda do Socorro
A Fazenda do Socorro tem sua origem no século XVIII, nos tempos em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado e levá-los a Minas Gerais. Foi importante na economia gaúcha da época e é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro. 
Endereço: BR 116 – sentido Lages/SC
Telefone: (54) 9973-1820
Expediente: visitas sob agendamento
Parque das Cachoeiras
Localizado a 24 Km da sede do município, o parque conta com várias quedas d’água, infraestrutura, trilhas, acomodações em cabanas rústicas e eco-turismo.
Endereço: Sentido Vacaria – 5º Distrito – Km 24
Telefone: (54) 9909-8826
Parque Santa Teresa
O Parque Santa Teresa dispõe de belas áreas de convivência, com cozinha de chão, açude, quiosque e bar, além de grande infraestrutura para o esporte, possibilitando ao turista algumas possibilidades de lazer, como tênis, pádel, futebol e vôlei.
Endereço: Rua Capitão Rivadavia Danesi, 205
Bairro Glória – acesso pela BR 285, Km 3
Telefone: (54) 3231-6331
Site: www.pousadasantateresa.com
Vale do Rio Pelotas
Vacaria é conhecida como a Porteira do Rio Grande. O rio Pelotas faz a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pelo verde que apresenta e pelas características da região. A 40 km da sede do município, pela Br 116, a ligação do estado com o restante do Brasil é feita pela ponte do Pelotas. “Desde a abertura da Estrada da Serra, em 1729, o Passo de Santa Vitória tornou-se o maior escoadouro no mercado gaúcho.
Pela década de 1870, Santa Vitória perdeu expressão, em virtude da abertura do Passo do Socorro, que encurtou caminho entre Lages e Vacaria, ficando a apenas 40 km desta cidade, enquanto Santa Vitória encontra-se no atual município de Bom Jesus. Em 1935, foi concluída e inaugurada a primeira ponte (chamada ponte velha), construída com os recursos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Era de reduzida capacidade, não comportando mais de 12 toneladas. Em 1958, iniciaram-se as obras de uma nova ponte que, depois de muitas paralisações na construção, foi inaugurada em 1962. Desta época até 1965 a rodovia BR-2, hoje BR 116, cruzando pela ponte do Passo do Socorro, manteve grande movimento de veículos, absorvendo quase a totalidade das exportações do estado por via terrestre.
Local: Divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Velha Bica de Pedra
A bica de Vacaria é um local preservado e respeitado pela população. Diz a lenda que quem toma a água da bica permanece no município.
Endereço: Rua Ramiro Barcelos esquina c/ Rua Inácia Vieira
Santuário Nossa Senhora da Oliveira
Inaugurado em 2003, foi construído sobre o exato local onde se acredita ter sido encontrada a imagem de Nossa Senhora da Oliveira e iniciada toda a história do município, representando a fé do povo de Vacaria.
Endereço: Dr. Flores, 495
Telefone: (54) 3231-1375
Pousada e Fazenda Capão do Índio
Tradicional fazenda localizada nos Campos de Cima da Serra, a 965 m de altitude. Há 30 anos dedica-se à criação de cavalos crioulos, que lhe conferiram dezenas de premiações em campeonatos. Conta, hoje, com um plantel de mais de 80 equinos, 150 bovinos de corte e leite, 50 ovinos, além de plantação de milho e horta orgânica.



Há 12 anos, ampliou sua atividade, ingressando na área do turismo. No local, os visitantes podem acompanhar todas as lidas da fazenda, montando autênticos cavalos crioulos, passeando em charrete do século XIX, fazendo trilhas, pescando ou simplesmente relaxando ao degustar um bom vinho acompanhado de queijos fabricados no local.
Endereço: BR 285 , Km 5
Telefone: (54) 3231-3038



Vista da cidade
Ponto de ônibus
Casa comercial
Biblioteca Pública
Casa construída em 1.921
Casa do século XIX
Centro da cidade


Centro da cidade
Dança no rodeio da cidade
A Igreja no centro da cidade
Lateral da Igreja
Vista aérea da cidade
Fazenda Vinícola Campestre
Loja da Fazenda Campestre
A cidade eh a maior produtora de Maças do Brasil
Um dia de neve na cidade
Centro da cidade



Uma Oliveira plantada no centro da cidade
Ponte de ferro
Praça central da cidade
Praça central da cidade
Praça central da cidade
Praça central da cidade
Praça central da cidade
Praça central da cidade
Prédio histórico



Prédios históricos
Prefeitura Municipal
Igreja de São Sebastião
Plantação de Maçãs
Dados gerais da cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul
Código do Município - 4322509
Gentílico - vacariense
Prefeito (2017) AMADEU DE ALMEIDA BOEIRA
População estimada [2018] 65.846 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 28,87 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 17.857 pessoas 
População ocupada [2017] 27,3 % 
Posição geográfica da cidade de Vacaria no estado do Rio Grande do Sul
História da cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul
Vacaria
Rio Grande do Sul - RS 
História
Foram os missionários jesuítas que, ainda por volta de 1700, iniciaram a colonização da região deixando gado para criarem-se soltos trazidos das Missões, sendo denominada Baqueria de los Pinhales (Vacaria dos Pinhais). Em 1697, os Padres Espanhóis, saindo das Missões, adentravam os nossos campos com a primeira leva de gado vacum.



A estrada das tropas, aberta em 1727 e 1729, destinada primeiramente ao comércio de gado, ligou a região dos Campos de Cima da Serra a Lages, Curitiba e São Paulo. 
Em 1713, os índios das Missões abriram picadas nos futuros Matos Castelhano e Português, penetrando o Planalto ou seja, a região jesuítica da Vaccaria dos Pinhais. 
Dos vestígios da dominação da Companhia de Jesus, entre outros, citamos o célebre marco de pedra polida, cuja origem não foi identificada, descoberto no então segundo distrito de Bom Jesus, que, afora sinais e letras de legenda, nele se encontra a data sugestiva de 1622 o qual, segundo A. de Taunay e P. Geraldo Pauwels, representa o mais antigo monumento do Rio Grande do Sul.

Em 21 de dezembro de 1761 se fundava a Capela curada de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria em conseqüência do encontro da santinha. 
Constam os registros que, em 1785 havia 24 ocupantes de terras com títulos legais e 64 ocupantes sem título algum. Destes possuidores destacamos o lagunense Manoel Rodrigues de Jesus que, segundo Manoel Duarte, sua prole se desdobraria incalculavelmente, representando, bem se pode dizer, a população vacariense, onde não há família que não descenda ou não se ramifique a sua arvore genealógica, bem como a prole de José de Campos Bandemburg.
Esta eh a bandeira da cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul
Este eh o brasão da cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / viagensecaminhos.com / guiadoturismobrasil.com / trajetar.com.br / Prefeitura Municipal de Vacaria, RS








Conheça o estado do Amapá





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo