RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: CACEQUI / RIO GRANDE DO SUL (0838 / 5.570)

domingo, 26 de abril de 2020

CACEQUI / RIO GRANDE DO SUL (0838 / 5.570)




O Cartão Postal da cidade eh a maior ponte ferroviária da America Latina, que tem início em uma praia de areia branquíssima. Um convite para os amantes do Turismo Histórico, Cultural e de aventuras.


PONTE FÉRREA DO ENTRONCAMENTO 
A maior ponte ferroviária da América Latina, construída na década de trinta, permitindo a continuação dos trens a Uruguaiana e Santana do Livramento, está inserida em um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul, a Praia dos Dourados, de areias branquíssimas. Esta obra prima da engenharia é toda metálica, tem 1537 metros de comprimento e está baseada em pilares gigantescos. 



PRAIA DE SÃO SIMÃO 
Local utilizado para camping, contando com estrutura básica. Está localizada no rio Santa Maria, onde se chega por uma estrada de chão que dá acesso ao Campo de Instrução Barão de São Borja, pertencente ao Exército Nacional onde foi construído recentemente um moderno aeródromo para exercícios militares. 
MUSEU DA HISTÓRIA FERROVIÁRIA 
A vida da cidade se estabeleceu através da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, posteriormente transformada em Rede Ferroviária Federal S.A. O município comportou um verdadeiro parque de manutenção, compreendendo oficinas para reparos em máquinas e vagões, assistência de urgência, carga e descarga, depósitos de mercadorias transportadas, movimentação de passageiros. 
VOSSOROCAS DO MACACO BRANCO 
Fenômeno resultante de erosão que apresenta aspectos esculturais pela ação do vento. A cavidade no solo é gigantesca e proporciona especial encantamento aos visitantes. Através de décadas tem sido orgulho dos cacequienses. No interior da cratera há formação vegetal. Tem uma profundidade aproximada de 80 metros e a descida só é possível com algum cuidado. 



Campo de futebol
CRAs
Estação Ferroviária da cidade

estrada de aceso pára as Comunidade
Igreja da cidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias


Vistas parciais da cidade



Praça da cidade

Rio Cacequi
Ruas e Avenidas da cidade










trevo de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4302907 
Gentílico - cacequiense 
Prefeito (2017 / 2020) FRANCISCO MATIAS FONSECA 
População estimada [2019] 12.561 pessoas 
População no último censo [2010] 13.676 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 5,77 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.282 pessoas 
População ocupada [2017] 9,5 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
Cacequi – Rio Grande do Sul – RS 
História 
É da língua das tribos indígenas que inicialmente habitavam a região que vem o nome Cacequi, que significa “água do cacique” ou “rio do cacique”. Historiadores relatam que os nativos teriam sido expulsos durante o processo de povoamento e ocupação do Rio Grande do Sul, permanecendo, no entanto, a denominação dada por eles ao local. 


Essa ocupação ocorreu durante as disputas entre Portugal e Espanha. A região das Missões, da qual fazia parte a área do atual município de Cacequi, foi trocada pela Colônia do Sacramento na assinatura do Tratado de Madri, em 1750, e passou a pertencer aos portugueses. Com o Tratado de Santo Ildefonso, de 1777, os espanhóis ficariam com as Missões, a Colônia do Sacramento e as rotas de navegação do Rio da Prata. O Rio Grande do Sul só ganharia sua configuração atual em 1801, com a retomada das Missões por Portugal. 


Mas, para manter a posse e o domínio do território gaúcho, os portugueses precisaram recorrer à doação de terras, através das sesmarias. Essas doações funcionavam como reforço de estratégia política e militar de povoamento, já em andamento em outras partes do estado. 
Inicialmente, as terras que hoje correspondem a Cacequi pertenciam ao município de Rio Pardo, criado em 27 de abril de 1809. O município sofreu muitas alterações em seus primórdios, pois nessa época o Rio Grande do Sul ainda não estava totalmente povoado e as áreas municipais eram muito extensas.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Cacequi, RS / Thymonthy Becker / IBGE 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


CIDADE AMIGA DE CACEQUI
AMPARO DE SÃO FRANCISCO / SERGIPE

No mês de fevereiro é comemorada a festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Amparo.



Também acontece apresentações de grupos folclóricos como o Samba de Coco do Mussuca, Cacumbi do Mestre Dêca, Guerreiro de Bom Jesus e Reisado de São Benedito. Nos meses seguintes comemoram-se o dia de São José, a Semana Santa e o São João. 
Rua da cidade de Amparo de São francisco, SE com a igreja de Nossa Senhora do Amparo ao fundo
A amparense Maria Feliciana dos Santos, tornou-se conhecida nacionalmente devido a sua alta estatura. Com 2,25 metros de altura, ela foi jogadora de basquete e atração de circo. Em 1961, foi coroada no programa do Chacrinha, como a "Rainha da Altura". Ela foi considerada a "Mulher Mais Alta do Brasil".
Igreja na cidade de Amparo de São francisco, SE
Os principais pontos turísticos de Amparo são a prainha e os sítios defronte ao rio. Na cidade, também saboreiam os deliciosos pratos à base de peixe-frito, moqueca e mariscos.
O Rio São Francisco eh a principal atração turística da cidade de Amparo de São Francisco, SE
No Rio São Francisco pode-se praticar diversos esportes náuticos em Amparo de São francisco, SE
Ilha de São Chico no Rio São francisco em Amparo de São francisco, SE
POPULAÇÃO DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
O município tinha 2275 habitantes no último Censo. Isso coloca o município na posição 75 dentre 75 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 5361 dentre 5570. 
O Rio São Francisco e a cidade de Amparo de São francisco, SE
TRABALHO E RENDIMENTO DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Em 2014, o salário médio mensal era de 1.9 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 16.3%.

Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 41 de 75 e 8 de 75, respectivamente. Já na comparação com municípios do Brasil todo, ficava na posição 2475 de 5570 e 1969 de 5570, respectivamente. 
Bairro da cidade de Amparo de São francisco, SE
Região central da cidade de Amparo de São francisco, SE
Região central da Cidade de Amparo de São francisco, SE
Rio São francisco banhando a cidade de Amparo de São francisco, SE
Prefeitura Municipal e Câmara de vereadores ao lado em Amparo de São francisco, SE
TERRITÓRIO E AMBIENTE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Apresenta 18.8% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 70.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 7.3% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 41 de 75, 8 de 75 e 55 de 75, respectivamente. Já quando comparado a outros municípios do Brasil, sua posição é 3719 de 5570, 3057 de 5570 e 3106 de 5570, respectivamente. 
Igreja em Amparo de São francisco, SE
HISTÓRICO DA CIDADE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Amparo de São Francisco Sergipe - SE 
Histórico 
Como toda cidade, Amparo de São Francisco tem sua história e tornou-se conhecida através de seus antepassados, que divulgaram de geração a geração, mas infelizmente contém poucos registros.


O município Urubu do Baixo, hoje Propriá continha uma fazenda chamada Campinhos e pertencia ao capitão Antonio Rodrigues da Costa Dória, que vendeu parte desta ao Sr. João da Cruz Freire.
A fazenda não tinha nome e o Sr. João da Cruz resolve batizá-la por Amparo, tempos depois faz a doação de terras para construção de uma igreja. Amparo foi evoluindo e tornou-se povoado vinculado politicamente a Propriá.


Em 1937 Amparo passa a pertencer a jurisdição de Canhoba aonde permanece por dez anos consecutivos. Após esse período, retorna novamente a Propriá, através da influência política do Deputado Martinho Guimarães, primeiro político atuante nesta terra.
Em 1953 Amparo atinge as condições mínimas exigidas pela Lei Orgânica dos municípios e reivindica a sua transformação em sede municipal.

A 25 de novembro de 1953, é aprovado a emenda do projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, pela qual o povoado eleva-se a categoria de cidade e sede do município com o nome oficial de Amparo de São Francisco. Nas lutas pela sua emancipação política, destacam-se os nomes de Martinho Guimarães e Epaminondas Freire. A primeira eleição realizada em Amparo de São Francisco , ocorreu em 06 de outubro de 1954. 
Gentílico: amparense 
Código do Município - 2800100 
Gentílico - Amparense 
Prefeito 2017 / FRANKLIN RAMIRES FREIRE CARDOSO 
População estimada [2016] - 2.382 pessoas 
População no último censo [2010] - 2.275 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 64,75 hab/km²
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE 

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Amparo de São francisco, SE / mapio.com 







CONHEÇA O ESTADO DE SÃO APULO





SONHOS DE UM VIAJANTE
BUSCANDO OVOS ENTRE AS TELHAS


Estava saindo de um local, que não sei bem o que era. Nisto veio um cachorro e mordeu na barra da minha camisa. Ele era pequeno. Eu girei na tentativa de pegá-lo e o cachorro ficou girando e eu também. Ele não soltava de minha camisa de jeito nenhum. Assim que consegui me soltar dele, fui para um local e tinha que ir buscar ovos. Era tipo um edifício. Era de difícil aceso. Eu fui subindo com cuidado. 



Nisto encontrei com três homens que vinha descendo com 3 caixas de ovos. Quase esbarrei neles derrubando os ovos. Depois cheguei num local que eu tinha de passar entre as telhas e a madeira que segurava o telhado. Eu olhei bem e achei que eu não caberia naquela estreita passagem. Mas lembrei que já tinha estado ali outras vezes para buscar ovos. Então ouvi pessoas conversando do outro lado da parede.



VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo