RIO GRANDE DO SUL / BRAZIL: CANOAS / RIO GRANDE DO SUL (1.036 / 5.570)

sábado, 4 de janeiro de 2020

CANOAS / RIO GRANDE DO SUL (1.036 / 5.570)




A gastronomia, compras e entretenimento também eh um forte na cidade. Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções.



Fundação cultural de Canoas, RS


Foto - PMC
CANOAS, RS HOJE
Distante 13,5 quilômetros de Porto Alegre, Canoas tem área de 131 quilômetros quadrados e população de 339.979 habitantes, conforme Censo do IBGE de 2014. O município é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia canoense baseia-se em serviços, comércio, indústria da transformação e logística. A expansão imobiliária do município é crescente.
Foto - PMC
CANOAS, RS TEM
Gastronomia, compras e entretenimento. Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, com churrascarias, galeterias, buffets, frutos do mar, cozinha chinesa, japonesa e comidas típicas de outros estados brasileiros, além de pizzarias e fast-food para atender especialmente o público jovem.



As alternativas de compras também são diversificadas em shopping e centros comerciais. O Brique do Corvo, aos domingos, no Parque Getúlio Vargas, oferece artesanato e produtos típicos. A rede hoteleira dispõe de cerca de 1.500 leitos.
Foto - PMC
PAIXÃO POR AVIÕES
Sede do 5º Comando Aéreo Regional (Comar) e de uma Base Aérea da FAB, Canoas também é conhecida como "terra do avião". Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais - Base Aérea e Ulbra - que exibem aeronaves como monumentos - a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima. A cada ano, no dia 12 de outubro, a Base Aérea realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região.
Foto - PMC
TURISMO EM CANOAS, RS
Turismo voltado à natureza (ecoturismo, náutico e pesca)
Lazer ao ar livre
A cidade tem 113 praças oficiais e dez áreas públicas com equipamentos de lazer. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, canoenses e visitantes têm estruturas ideais para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais. No Getúlio Vargas está instalado o Minizoo. Cinco bibliopraças e duas biblioparques funcionam nesses locais.



A Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza. No Parque Municipal Getúlio Vargas há o Relógio Biológico, com plantas e horários indicados para ingestão dos chás, no período do dia em que o órgão doente está potencializado.
Foto - PMC
TURISMO CULTURAL EM CANOAS, RS
História preservada
Canoas preserva seu patrimônio histórico. Cinco prédios já foram tombados: a antiga estação de trens, a Casa dos Rosa, a Villa Mimosa, a Villa Nenê, a Casa Wittrock, o prédio da Prefeitura e a igreja matriz de São Luiz Gonzaga. A Casa das Artes Villa Mimosa, inaugurada em junho de 2012, é um centro cultural com atividades permanentes. Outros locais atrativos para visitantes são o pórtico, "túnel verde" e capela do Unilasalle, a capela da Ulbra e o Arquivo e Museu Histórico Hugo Simões Lagranha.


QUILOMBO URBANO CHÁCARA DAS ROSAS, TITULAÇÃO EM 30/10/2009.
Rua Doutor Sezefredo Azambuja, 947 - Marechal Rondon
MUSEU MUNICIPAL DE CANOAS, RS
Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105 - Centro
Foto - PMC
PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM
Avenida Victor Barreto, 2301 - Centro
Neste local está previsto o centro de informações turísticas, novo espaço do Museu e Arquivo Histórico e sala de cinema.



Cidade Acolhedora
A população de Canoas é formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos. A partir de 1950, a cidade passou a receber um grande número de pessoas de várias regiões do Estado, que buscavam melhores condições de trabalho e moradia. Até hoje, Canoas acolhe a todos, tanto os visitantes como aqueles que contribuem com seu desenvolvimento econômico, cultural e social.
Foto - PMC
TURISMO DE ESTUDO E INTERCÂMBIO EM CANOAS, RS
Como pólo de estudos e intercâmbio, também atrai milhares de alunos de toda região e visitantes de vários países.



Empreendimentos incentivados
O Parque Canoas de Inovação deverá ser implantado em cinco anos na Fazenda Guajuviras. O projeto, concebido pelo urbanista Jaime Lerner, prevê, ainda, um parque de preservação ambiental. A política de desenvolvimento econômico do município incentiva o empreendedorismo, fomenta a geração de empregos, a formação e qualificação dos recursos humanos. Interessados em investir na cidade têm atendimento ágil e centralizado no Escritório do Empreendedor.
Foto - PMC
AQUI O TREM DA TRENSURB
imagem - Wikipédia
BAIRRO GETÚLIO VARGAS EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
A BR 116 PASSANDO POR CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
PRAÇA DO AVIÃO EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
VISTA AÉREA DE CANOAS, RS
imagem - ?
GERAL
imagem - ?
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
MATRIZ DE SÃO LUÍS GONZAGA EM CANOAS, RS
imagem - Arquidiocese
IGREJA DE SÃO PIO X EM CANOAS, RS
imagem - ?



IGREJA DA IMACULADA CONCEIÇÃO EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
CAPELA DA ULBRA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
RUA 15 DE JANEIRO EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
TAMBÉM A 15 DE JANEIRO
imagem - Sunriser
RUA URUGUAIANA EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
RUA TIRADENTES EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
RUA DO PARQUE UNIVERSITÁRIO
imagem - Wikipédia
RUA DOS IPÊS
imagem - Sunriser
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA / HOJE CASA DE CULTURA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia



imagem - ?
ENTORNO DA CIDADE DE CANOAS, RS
imagem - Sunriser
imagem - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
RIO DOS SINOS EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
PRAIA DO PAQUETÁ EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
PARCIAL
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO DE CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
TRILHA NO PARQUE EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
TÚNEL VERDE EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser



IPÊ NO PARQUE
imagem - Sunriser
ILHA DAS GARÇAS EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
imagem - Sunriser
MUSEU DA TECNOLOGIA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
PARQUE UNIVERSITÁRIO DE CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
COMPLEXO ESPORTIVO DA ULBRA
imagem - ?
TÚNEL NO POR DO SOL
imagem - Sunriser
PRAÇA
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?



TÚNEL COLORIDO
imagem - Sunriser
População estimada 2016 (1) - 342.634
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 131,096
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.470,15
Código do Município 4304606
Gentílico - canoense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CANOAS, RS
DURANTE A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGAVA PORTO ALEGRE A SÃO LEOPOLDO, INAUGURADA EM 1874, UMA TIMBAÚVA (ENTEROLOBIUM CONTORTISILIQUUM) FOI APROVEITADA NA ANTIGA FAZENDA DE GRAVATAÍ PARA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES. O LUGAR PASSOU A SER CHAMADO DE CAPÃO DAS CANOAS, E DEU ORIGEM AO NOME DO POVOADO. ELA TAMBÉM É A ÁRVORE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO
Gentílico: canoense
HISTÓRICO DA CIDADE DE CANOAS, RS
A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.



Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga. Em 1938, assume a condição de Vila e, no ano seguinte, torna-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no Estado, as razões da emancipação.
A origem do nome Canoas foi motivada pelo fabrico de canoas, dirigido pelo Major Vicente, destinadas ao Porto do Sobrado.
BANDEIRA DA CIDADE DA CIDADE DE CANOAS, RIO GRANDE DO SUL
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Portal do Governo de Canoas, RS / Thymonthy Becker /




DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo